Programa de Tutoria

O Programa de Tutoria é um projeto inovador implantado pela gestão do Colégio para promover o protagonismo juvenil e auxiliar na construção da excelência acadêmica dos alunos. Ofertada a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ela funciona com encontros presenciais, nos quais alunos voluntários do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio atendem outros alunos, auxiliando-os quanto à resolução de exercícios, tirando dúvidas sobre o conteúdo das disciplinas regulares, sempre orientados pelos professores titulares essas disciplinas.

Além de permitir que todos os alunos tenham a possibilidade de realizar um reforço escolar, a Tutoria possibilita que os alunos do 9º Ano, que almejam ir para colégios públicos que oferecem cursos técniso, e do Ensino Médio, que estão em fase pré-vestibular e ENEM, se preparem de forma mais consistente a partir da revisão dos conteúdos básicos que precisam ensinar aos estudantes atendidos por eles.

O programa foi pensado para atender a necessidade dos alunos que solicitavam reforço além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Por isso, todas as disciplinas regulares do currículo são contempladas, de modo a atender qualquer aluno com alguma dificuldade e oferecer a melhor aprendizagem possível. O apoio de alunos mais velhos e engajados no processo é fundamental, pois, além de se desenvolverem academicamente, exercitam a cidadania e a solidariedade, deixando sua marca na história do Colégio e inspirando outros alunos.

A Tutoria também é um avanço na relação professor-aluno e no papel que desempenham ambos no processo escolar. Ao deixar alunos mais próximos de seus professores, o programa faz com que aumentem seu comprometimento com a própria aprendizagem e com o Colégio como um todo, exercendo protagonismo e assumindo o papel de sujeitos do seu próprio sucesso. O conhecimento deixa de ser centralizado na figura do professor e passa a ser compartilhado com todos. O professor torna-se, assim, um orientador e facilitador da aprendizagem e da elaboração do conhecimento, permitindo que alunos aprendam e ensinem de forma significativa, com linguagem acessível a todos.

O CSB entende que é dever da escola promover o exercício de ações cidadãs e que esta é uma oportunidade única para que os alunos pratiquem uma aprendizagem solidária. Nesse sentido, com o Programa de Tutoria o Colégio reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e assume de forma prática a responsabilidade de fazer com que os alunos tornem-se cidadãos de bem, solidários, capazes de construir um mundo melhor.

Os alunos que participam do programa como tutores têm a possibilidade de construir um currículo diferenciado, quando comparados com outros que apenas frequentam a instituição. Ao deixar o Colégio com um certificado de participação no programa de Tutoria, o aluno mostra, ao mercado de trabalho e à futura vida universitária, que, desde cedo, é protagonista com condições de assumir compromissos e responsabilidades e que teve um preparo sólido para encarar as exigências da vida. 

O programa funciona em dias específicos da semana, sempre no período da tarde. Às segundas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio atendem os alunos da 2ª e 1ª Série, também do Ensino Médio. Às quartas, os alunos da 2ª série atendem os alunos de 9º e 8º ano; já, às sextas, o atendimento é feito pelos alunos da 1ª série e 9º ano aos alunos de 7º e 6º anos. Para se tornar tutor, além da boa vontade e compromisso, o aluno deve ser indicado pelos professores titulares, que observam o desempenho na disciplina, o engajamento e a atitude protagonista dos mesmos.

Em 2018, o Programa e Tutoria foi destaque no Encontro Regional OPEE com o Prof. Leo Fraiman e também recebeu uma menção honrosa durante o Congresso Internacional da Rede Pitágoras, pela qualidade do trabalho desenvolvido e por proporcionar que os jovens sejam, de fato, protagonistas na vida escolar. 

Tutoria  Tutoria   Tutores no Encontro OPEE com o Prof. Leo Fraiman

Prof. Berga e Profª Sylvia recebendo a menção honrosa da Rede Pitágoras